Plano de Trabalho


Proposta:
Analisar as semelhanças e particularidades da cobertura das mesmas notícias realizada pelo jornal on-line da Folha de S. Paulo e TV Folha.
Justificativa:
Buscando compreender como as diferenças entre as coberturas de um mesmo veículo para mídias distintas são realizadas, propomos analisar as mesmas notícias veiculadas na TV e jornal on-line da Folha de S. Paulo. Ambas são veiculadas pelo portal do jornal: www.folha.uol.com.br/.
Como será feito:
Cada um dos integrantes será responsável por selecionar duas matérias, uma do canal/editoria mundo e outra do cotidiano, que tenham sido pautadas no portal e na TV. Serão analisadas as diferenças no enquadramento, linguagem, grau de relevência dentro do jornal, as narrativas e disposição em ambas as modalidades midiáticas.
As matérias serão escolhidas, preferencialmente, de acordo com a ocorrência dos fatos. Em cada relatório, portanto, serão abordadas notícias dos respectivos meses de postagem.
Cronograma:
1º Relatório – 17/09 - Análise e impressões das matérias publicadas entre agosto e setembro.
2º Relatório - 22/10 - Análise e impressões das matérias publicadas entre setembro e outubro.
3º Relatório - 19/11 - Impressões finais sobre as duas plataformas midiáticas escolhidas.
Olá pessoal!
ResponderExcluirAo ler a proposta de vocês lembrei de um assunto muito abordado atualmente no meio midiático, que é a "Convergência de Mídias". Não sei se seria caso, mas o proposta de vocês talvez poderia perpassar esse assunto, pois o foco da pesquisa é um veiculo (Folha de São Paulo), que gera dois produtos distintos (On-line e WebTV). Com isso, poderiam chegar a conclusões sobre como é relação entre os dois produtos do ponto de vista da convergência. Boa pesquisa!
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirAchei bem interessante a proposta, já vi alguma coisa da TV Folha na rede, mas muito pouco. Vou gostar de acompanhar o projeto de vocês para conhecer mais e acho que um ponto fundamental que podem discutir é esse cenário bastante atual que leva os meios de comunicação a se entrelaçarem e até se confundirem. Todos os veículos remetem à internet, e ao mesmo tempo na rede encontramos o rádio, a TV, os impressos, e a TV Folha é um bom exemplo disso, juntando o impresso à TV e sendo disponibilizada online. Legal dizer também que as apropriações geram uma nova lógica e novos contornos do produto midiático.Tenho bons presságios quanto a essa proposta de vocês! Boa sorte!
ResponderExcluirGostei muito do tema, propostas de comparações são quase sempre interessantes, principalmente nesse caso de analisar a cobertura do mesmo jornal em diferentes mídias.
ResponderExcluir