quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Folha de S. Paulo: análise comparativa entre portal e TV

Plano de Trabalho


O jornal Folha de S. Paulo foi fundado em 19 de fevereiro de 1921, como Folha da Noite e só foi adquirir o nome atual em 1960 através da fusão das "folhas" - Folha da Noite, Folha da Manhã e Folha da Tarde. Editado na cidade de São Paulo, é o segundo maior jornal de circulação do Brasil, sendo assim, um dos mais influentes. 


A estreia da TV Folha aconteceu em 2011, complementando o portal da Folha de S. Paulo na parte audiovisual. Desde então, as publicações de conteúdos em forma de minidocumentários são diárias e abrangem diversos assuntos, como cultura, economia, esporte, política, entre outros. O material produzido é publicado no site da Folha e exibido em um programa semanal na TV Cultura. 


Proposta: 

Analisar as semelhanças e particularidades da cobertura das mesmas notícias realizada pelo jornal on-line da Folha de S. Paulo e TV Folha.
Justificativa:

Buscando compreender como as diferenças entre as coberturas de um mesmo veículo para mídias distintas são realizadas, propomos analisar as mesmas notícias veiculadas na TV e jornal on-line da Folha de S. Paulo. Ambas são veiculadas pelo portal do jornal:  www.folha.uol.com.br/‎.

Como será feito:

Cada um dos integrantes será responsável por selecionar duas matérias, uma do canal/editoria mundo e outra do cotidiano, que tenham sido pautadas no portal e na TV. Serão analisadas as diferenças no enquadramento, linguagem, grau de relevência dentro do jornal, as narrativas e disposição em ambas as modalidades midiáticas.

As matérias serão escolhidas, preferencialmente, de acordo com a ocorrência dos fatos. Em cada relatório, portanto, serão abordadas notícias dos respectivos meses de postagem.

Cronograma:

1º Relatório – 17/09 - Análise e impressões das matérias publicadas entre agosto e setembro.
2º Relatório - 22/10 - Análise e impressões das matérias publicadas entre setembro e outubro.
3º Relatório - 19/11 - Impressões finais sobre as duas plataformas midiáticas escolhidas.

4 comentários:

  1. Olá pessoal!
    Ao ler a proposta de vocês lembrei de um assunto muito abordado atualmente no meio midiático, que é a "Convergência de Mídias". Não sei se seria caso, mas o proposta de vocês talvez poderia perpassar esse assunto, pois o foco da pesquisa é um veiculo (Folha de São Paulo), que gera dois produtos distintos (On-line e WebTV). Com isso, poderiam chegar a conclusões sobre como é relação entre os dois produtos do ponto de vista da convergência. Boa pesquisa!

    ResponderExcluir
  2. Achei bem interessante a proposta, já vi alguma coisa da TV Folha na rede, mas muito pouco. Vou gostar de acompanhar o projeto de vocês para conhecer mais e acho que um ponto fundamental que podem discutir é esse cenário bastante atual que leva os meios de comunicação a se entrelaçarem e até se confundirem. Todos os veículos remetem à internet, e ao mesmo tempo na rede encontramos o rádio, a TV, os impressos, e a TV Folha é um bom exemplo disso, juntando o impresso à TV e sendo disponibilizada online. Legal dizer também que as apropriações geram uma nova lógica e novos contornos do produto midiático.Tenho bons presságios quanto a essa proposta de vocês! Boa sorte!

    ResponderExcluir
  3. Gostei muito do tema, propostas de comparações são quase sempre interessantes, principalmente nesse caso de analisar a cobertura do mesmo jornal em diferentes mídias.

    ResponderExcluir