terça-feira, 22 de outubro de 2013

Jackass #2

Neste relatório, vamos expor nossos comentários e análises sobre dois filmes produzidos pelo Jackass: O primeiro, Jackass: The Movie, e o último lançado, Jackass 3.5.




Os filmes e a série de tv não são nada mais do que os próprios criadores explicam: alguns caras fazendo coisas loucas e estúpidas. O primeiro filme foi produzido em 2002, e contava com menos recursos em relação ao que foi produzido recentemente. A alteração da qualidade de imagens pode estar associada ao fato de que o último filme foi uma produção em 3D, o que exige a utilização de equipamentos e softwares de edição mais sofisticados. Por esse motivo, é possível notar que a quantidade de cenas caseiras nesse último trabalho é menor em relação as outras produções. 
Quando comparamos os filmes, outro ponto que podemos notar é que no Jackass 3.5 há o acréscimo de comentários e pequenas histórias que são contadas antes das ações, o que contextualiza ou até mesmo explica o que está por vir. Isso não ocorria no Jackass: The Movie, que foi um produto basicamente construído a partir de uma compilação de vídeos, que eram editados e formavam um longa sem ordem cronológica e lógica. Além disso, o primeiro filme tem várias cenas gravadas nas casas dos atores - o que pode ter gerado, talvez, a indução de jovens a tentarem reproduzir as brincadeiras, o que foi principal problema que o programa teve que enfrentar.
No entanto, é válido ressaltar que alguns traços se mantem nos filmes. As aberturas são sempre inusitadas e constituídas por todos os membros do Jackass. Elas são produções ricas, dotadas de grandes efeitos, que por sua vez são aplicados em uma ação específica, que mostra de forma clara o objetivo do filme e da série em questão.

Aberturas de Jackass: The movie e Jackass 3.5

Para nós, é difícil entender as razões para os atores realizarem os desafios propostos. Com o sucesso, o incentivo com certeza foi maior, mas a iniciativa é um pouco incompreensível. O humor explorado por Jackass é o ridículo, levado a todos os extremos. Por isso, acreditamos que é difícil encontrar alguém que goste mais ou menos das cenas - geralmente, existem pessoas que adoram ou odeiam. Percebemos isso ao ler fóruns e conversarmos com amigos e conhecidos que acompanham - ou não - , a série, mas isso será aprofundando na próxima etapa do projeto.

14 comentários:

  1. Ontem fui ao cinema e passou um trailer de um filme com os mesmos produtores de Jackass, "Vovô sem Vergonha".
    Ele tem essa mesma proposta de mostrar a reação real das pessoas às situações criadas pela produção. Só que dessa vez a história tem o gancho de uma relação entre avô e neto.
    Não sei se vocês conhecem o programa Here Comes Honey Bobo, que é sobre uma das meninas (a Honey) que participava do Toddlers and Tiaras, que é sobre os concursos de misses mirins, comuns nos EUA.
    Nesse trailer de Vovô Sem Vergonha aparece uma cena na qual o avô e o neto tiram sarro desses concursos. Acho que vocês poderiam falar sobre esse aspecto das produções do Jackass, que é abordar temas que já estão em discussão na mídia.
    Parece que o próximo post de vocês tem tudo pra ser o melhor do trabalho! :D

    ResponderExcluir
  2. Olá pessoal! Diante das cenas de abertura, fiquei um pouco assustado com tanta gente se machucando para gerar humor. Porém, ao observar com mais cuidado o aviso no início da abertura do "Jackass 3.5", uma expressão que diz que tais cenas são feitas por profissionais, me chamou atenção. Então pude perceber o quanto este tipo de trabalho deve ser organizado de forma cuidadosa e feito por pessoas que realmente estão dispostas a correr riscos. Com isso, fiquei curioso para saber como são os bastidores desta produção, principalmente do ponto de vista da segurança. Bom trabalho!

    ResponderExcluir
  3. Pessoal, eu acho muito difícil conseguir apreender os motivos que levam esses atores a realizar esses desafios. O dinheiro e o sucesso possivelmente são importantes, mas acho que é uma discussão arriscada para vocês entrarem, já que não terão contato direto com esses atores E em relação ao gosto das pessoas sobre esses produtos, é também um caminho que precisa ter atenção, por que envolve questões de gostos de públicos que não são facilmente explicáveis e entendidos. Boa sorte para as próximas postagens :)

    ResponderExcluir
  4. O "reality" está cada vez fazendo mais sucesso. E como vocês mesmas colocam, está cada vez mais profissional (equipamentos melhores, cenas mais bem produzidas, desafios contextualizados). Eu especialmente não gosto dos filmes de Jackass, mas acho que eles tem público. Vocês estão fazendo alguma pesquisa nesse sentido?

    ResponderExcluir
  5. Bom esses caras são completamente loucos, mas uma curiosidade é saber mesmo como eles decidem fazer essas cenas , como calculam os riscos , isso é se calculam, os bastidores da série mesmo.

    ResponderExcluir
  6. Acho que conversar com as pessoas e tentar entender o que as atrai nos filmes é algo que pode ser produtivo para o trabalho. Só assim poderemos ter uma ideia do motivo para esse "humor" levado ao extremo ter um público fiel. Afinal, eles já lançaram alguns filmes, o que leva a crer que esse público existe e é grande. Boa sorte no próximo post. Como a Amanda disse, acho que ele tem potencial para ser o melhor do trabalho.

    ResponderExcluir
  7. Uma boa dica para o próximo post seria linkar os principais motivos que levam a maioria das pessoas a gostarem da série! Pelo fato dos fóruns de discussão levantarem estas questões vocês podem mesclar isso no texto dando margem à diversificações de opiniões. Acho que vai ajudar e muito a mostrar o que as pessoas acham da ideia de humor dos filmes.

    ResponderExcluir
  8. Meninas! assim como o Milton disse acima, acho que seria bem legal transcrever, no post, a opinião das pessoas com as quais vocês conversaram, para que nós possamos ver! Eu, que não conhecia muito sobre, e não entendo a graça, gostaria de entender também o que atrai as pessoas para esse tipo de programa!

    ResponderExcluir
  9. Concordo que deve ser difícil entender o que leva os atores a toparem os desafios, além da grana , mas se fosse possível dar uma pista disso seria muito legal, talvez linkar os motivos que levam as pessoas a curtirem a série , como alguns de nossos colegas sugeriram seja uma boa ideia.
    Bom trabalho!

    ResponderExcluir
  10. Concordo com o pessoal acima, poder ver pelo menos uma pequena amostra das razões pelos quais os fãs gostam tanto dessa temática, seria muito interessante para tentar compreender, pelo menos um pouco, o sucesso dos caras. É legal pensar também que mesmo após tantos anos após a estréia na MTV americana, eles continuam fazendo tanto sucesso, mesmo tendo surgido outros reality shows da mesma vertente, inclusive alguns feitos pelos próprios participantes do Jackass, mas que não conseguiram fazer o sucesso do original. Por exemplo, O Steve-O e o Chris Pontius tiveram por um tempo um programa juntos, eles viajavam pelo mundo e faziam 'bizarrices' em mil países diferentes; e o Bam Margera protagonizava o Viva La Bam, um reality em sua própria casa, seus familiares também participavam e a rotina não fugia muito da de Jackass.

    ResponderExcluir
  11. Meninas, assim como o Zé pontuou, acho bem difícil buscar entender porque os atores topavam esse tipo de desafio (dinheiro, status, falta de parafuso, falta de opção etc) e não sei se os caminhos metodológicos que vocês fizeram para chegar a conclusão de que é difícil encontrar alguém que goste mais ou menos das cenas foi o suficiente. Na verdade, não entendi muito bem esse "gostar mais ou menos". Acho que o circulo de amigos de vocês é pouco para uma análise tão ampla. Eu senti falta de aprofundarem mais coisas no post, dar mais detalhes. Espero também que o último post de vocês seja o melhor do trabalho.
    abraços

    ResponderExcluir
  12. bruna e adélia,

    http://www.vanityfair.com/online/oscars/2010/10/the-stars-of-jackass-3d-talk-about-god-cancer-and-homosexuality

    http://www.genderforum.org/issues/gender-disgussed/the-erotics-and-politics-of-masochistic-self-abjection-in-jackass/

    espero que os links ajudem. a entrevista com o elenco e o artigo mostram que a série é mais complexa que o discurso de que são só "alguns caras fazendo coisas loucas e estúpidas".

    boa sorte

    ResponderExcluir
  13. Não existe nenhum documentário ou algo do tipo que possa elucidar essa questão do porque os atores fazem essas bizarrices?? Talvez um material desse poderia auxiliar vocês nesse trabalho.

    PS. E minha opinião sobre o Jackass é que pode até ter gente que goste, mas eu acho completamente apelativo e sem sentido. Não consigo ver graça na maioria das loucuras que os caras são submetidos. De positivo talvez seja o fato de que eles são originais em sua proposta e que acabaram criando um humor "masoquista" copiado por vários outros programas (Pânico na TV por exemplo).

    ResponderExcluir
  14. Meninas, acho que a questão de porque os atores se propunham a fazer essas loucuras e bizarrices do Jackass não será facilmente respondida nesse projeto. Isso demandaria, inclusive, perguntar pro próprio elenco.
    Sugiro que foquem mesmo na audiência do programa/filme, para entender o que atrai espectadores para ele(s).

    ResponderExcluir