terça-feira, 17 de setembro de 2013

Jackass #1

O nome
Jackass, em português, pode agregar diversos significados, como “estúpido” ou “burro”. No entanto, quando nos referimos ao nome do seriado “Jackass”, a expressão que melhor traduz a nomeação da série de TV é “cara de pau”.


Como surgiu?
Em 1996, Jeff Tremaine e Rick Kosick eram criadores de vídeos para a revista “Big Brother Skateboarding Magazine”, e em uma das gravações desses curtas, a dupla de produtores descobriu Johnny Knoxville, Dave England, Chirs Pontius e Wee man. A partir desse momento, Jeff convenceu Johnny a gravar suas ideias e diversas manobras para os vídeos da revista. A parceria foi um sucesso, e em pouco tempo a equipe ganhava mais um membro, o Bam Margera. Após a gravação de alguns pilotos pela equipe, surgiu uma proposta que logo foi aceita com a MTV, nascia assim, no ano 2000, o Jackass.






Equipe Jackass
As opiniões que circundam o programa variam entre os mais diversos patamares da censura e do humor. Porém, há sempre o questionamento de quem são essas pessoas que durante anos encarraram os árduos desafios propostos pelo diretor da série. Para isso, devemos conhecer um pouco de cada membro.
O elenco principal é composto por:


Johnny Knoxville
Jhonny é ator de comédia e stunts performer(ator que faz acrobacias perigosas), ele é considerado co-autor do Jackass e foi descoberto após realizar filmagens com o diretor Jeff Tremaine. Desde então, já participou de diversos filmes, dentre eles Homens de Preto II e o Filho do Máscara.









Bam Margera
Bam é um skatista americano profissional, que ficou conhecido após participar do Jackass. Com o dinheiro dos direitos autoriais da série, criou a sua própria produtora, a “Bam Margera Productions”.










Ryan Dunn
Ryan foi dublê e participou de reality shows americanos, como o Viva La Bam. Membro efetivo do Jackass, ele era parte do elenco desde a fundação do programa. Ryan Dunn faleceu em 2011 em um acidente de carro.









Preston Lacy
Preston era caminhoneiro e conheceu Jhonny durante testes para comerciais e cinema. Logo que o Jackass foi criado, ele foi convidado a fazer parte do elenco, e se tornou um membro de peso.








Chris Pontius
Chris é um ator estadunidense que se tornou conhecido após participar do Jackass. Ele já fez parte de outros elencos, como o de “As panteras detonando”.










Steve-O
Stephen Glover Gilchrist, ou mais conhecido como Steve-O, é ator dublê e além do Jackass, já atuou em diversas séries, como Wildboyz e Steve-O.








Jason Acuña
Mais conhecido como “Wee Man”, Jason é ator da TV americana e skatista profissional. Ele era gerente de assinaturas da revista “Big Brother”, quando recebeu o convite para ser parte do Jackass. Jason é portador de acondroplasia, uma forma de nanismo, e tem a altura de 1,23m.









Dave England
Dave é ator estadunidense e se tornou reconhecido após participar do Jackass. Ele não atuou em mais nenhum programa de TV além da série.









Ehen McGhehey
Ehen é ator dublê nos Estados Unidos, ficou reconhecido após estreiar no Jackass. Filho de dois agentes funerários, ele se tornou o mais cauteloso do grupo e, as vezes, recebe o apelido de “Ehen Cautelosamente Perigoso” ou “Ehen perigoso de vez enquando”.











O elenco ainda conta com os membros de apoio, os quais, em sua maioria, são atores dublês, que se tornaram reconhecidos devido ao Jackass.São eles:
Brandon DiCamillo, Loomis Fall, Brandon Novak, Raab Himself, Many Puig, Rake Yhon e Stephanie Hodge.


Por quê?
A pergunta mais frequente de quem assiste o seriado é, sem dúvida, por que os atores fazem o Jackass. Em uma entrevista ao site Collider, Johnny Knoxville responde que “é apenas divertido, cara”.
A entrevista, que foi feita antes do lançamento do filme “Jackass 3D” em 2011, também conta o que os motiva a continuar fazendo as filmagens:
Johnny Knoxville: Eu sei que sempre respondemos isso, mas é divertido. É eu e meus amigos, fazendo algo que criamos juntos e fazemos há 10 anos. O elenco e a equipe ficaram sempre juntos por todo esse tempo. Você pode fazer alguma coisa assustadora, mas quando você vê as imagens mais tarde, todo mundo está rindo.

Bam Margera: A maneira que eu olho para isso é que, quando nós filmamos por oito meses seguidos para um novo filme Jackass, eu sei que vou acabar com pelo menos dois ossos quebrados. Não sei quando isso vai acontecer, mas você não pode pensar como você vai cair e o que vai acontecer. É mais fácil simplesmente chegar lá e fazer.

Confira a entrevista (em inglês): http://collider.com/jackass-3d-johnny-knoxville-bam-margera-interview/

6 comentários:

  1. Bom, acho que a pergunta: Por que?, é o foco principal desse seriado. E talvez seja um dos fatores que colabora para a atracão do público. Mas é claro que é muito simples responder que é apenas bacana. Talvez alguns estudos midiaticos junto com a psicologia possam dar conta dessa resposta, mas creio que fatores econômicos e de posição social também responde o por que de realizar essa série. Até porque, como o post explica, os participantes de Jackass possuem uma carreira ligada ao teatro e performance, e decidiram optar por esse tipo de show.
    Nao sei se ja sabem, mas esse ano eles lançam esse novo filme: Grandpa Shameless
    http://www.youtube.com/watch?v=iv1nmqDr6pI

    ResponderExcluir
  2. Meninas, confesso que continuo sem entender muito bem o foco da observação de vocês. Nessa postagem, acho que a parte mais interessante foi quando vocês questionam "Por que?". É interessante saber as declarações dos atores, mas senti falta de uma análise do próprio grupo, esse seria um diferencial importante.

    ResponderExcluir
  3. talvez seja mais interessante discutir um pouco sobre a ideologia da série, ao invés de simplesmente sintetizá-la.

    jackass prega um comportamento opressor à certas minorias? como o anão e o gordo são retratados na série? existe algum tipo de humilhação ou discurso de ódio implícito na "comédia" do jackass? quem assiste ao programa está só consumindo esse "humor gratuito" ou também consome alguma dessas ideologias opressoras?

    vão alguns links que podem ajudar vocês a construir uma análise crítica sobre o programa:

    http://alumniconnections.com/olc/filelib/NAEA/cpages/9009/Library/Studies49(2)Sweeny.pdf
    http://www.genderforum.org/issues/gender-disgussed/the-erotics-and-politics-of-masochistic-self-abjection-in-jackass/

    att
    lucas afonso sepulveda

    ResponderExcluir
  4. Meninas, achei interessante vocês questionarem os motivos pelos quais os atores se propõe a passar por essas situações, mas acho mais legal, acredito que talvez isso seja abordado ainda por vocês, procurar um por quê nos espectadores. O que leva alguém a achar tão engraçado um humor baseado em humilhação, situações que constrangem ou até mesmo machucam os protagonistas?

    ResponderExcluir
  5. Concordo muito com a Lambert. Gostei do post, achei legal a abordagem com as atores (que vamos combinar são meio pirados), mas gostaria de saber mais o que agrada os fãs. Desconfio que seja a questão de ver os outros se dando mal mesmo e apelo escatológico do filme. Enfim, se vcs já não tiverem planejado isso, penso que seria uma boa. Bom trabalho!

    ResponderExcluir
  6. Concordo muito com a Lambert. Gostei do post, achei legal a abordagem com as atores (que vamos combinar são meio pirados), mas gostaria de saber mais o que agrada os fãs. Desconfio que seja a questão de ver os outros se dando mal mesmo e apelo escatológico do filme. Enfim, se vcs já não tiverem planejado isso, penso que seria uma boa. Bom trabalho!

    ResponderExcluir