terça-feira, 27 de agosto de 2013

Representação das travestis no Jornal Super Notícia

Plano de Trabalho - Projetos B2


Eduarda Rodrigues, José Henrique Pires, Isabela Meireles, Natália Alves e Thaiane Bueno


1)  O que será feito?

A proposta do projeto é analisar a representação de travestis no Jornal Super Notícia.


2)  Por que será feito?


Partindo-se do texto jornalístico, como produto constituído a partir de múltiplas vozes e mediações culturais, o objetivo da análise que será desenvolvida ao longo da diciplina de Projetos BII, é atentar para as representações de travestis nas notícias do  Super. Desta forma, a pertinência desse estudo, se relaciona com as questões atuais da sociedade que vive em um padrão heteronormativo em que a violência e preconceito com a população LGBT, e especificamente com os travestis, é frequente. O grupo propõe-se então a observar se essas normas e discursos da sociedade se reproduzem ou não nos textos jornalísticos.
Os membros do grupo, justificam a escolha do tema também como um interesse pessoal em relação as questões de homofobia. Este interesse se uniu a vontade dos integrantes em analisar o conteúdo e discursos presentes nos textos jornalísticos, principalmente no jornalismo popular.



3)  Como será feito?
O grupo pretende analisar notícias do acervo digital do jornal Super Notícia, que fazem referência a travestis. Durante essa análise pretende-se identificar a recorrência de representações positivas ou negativas sobre as travestis, assim como as palavras utilizadas para se referir a elas. Também está entre os objetivos observar em quais “categorias” as travestis são enquadradas. Geralmente, nas notícias elas são vítimas, ladras, drag queens, protitutas? Além disso, o grupo vai identificar em quais editorias dos jornais as notícias sobre travestis costumam aparecer.



4)  Cronograma


27/08 - Postagem do Plano de Trabalho


30/08 - Encontro presencial


01/09 a 15/09 - Coleta de dados: selecionar quais serão as edições analisadas. Recolher e separar todas as informações que dizem respeito às travestis encontradas nas edições escolhidas.  Leitura de bibliografia referente ao assunto.


17/09 - Postagem do 1º relatório: Apresentar uma breve análise das informações coletadas, citando quantidade, frequência, em que parte do jornal elas se encontram e um breve comentário sobre o que esperamos a partir desse momento


18/09 a 18/10 - Análise mais profunda dos dados


20/09 - Encontro presencial


22/10 - Postagem do 2º relatório


23/10 a 18/11 - Finalização do projeto, comparação entre as notícias e a bibliografia estudada.


25/10 - Encontro presencial


19/11 - Postagem do último relatório



Referências bibliográficas para consulta:


Dissertações:


  1. DARDE, Vicente William da Silva. As representações sobre cidadania de gays, lésbicas, bissexuais, travestis e transexuais no discurso jornalístico da Folha e do Estadão. 2012
Sites:


  1. Disponível em: <>http://www.otempo.com.br/super-noticia/> Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil. Acessado em: 26 de agosto.














7 comentários:

  1. Pessoal, bem bacana e delicado o tema de vocês. Nunca parei para observar como os travestis são retratados no jornal Super (e em nenhum outro jornal, pra falar a verdade). Eu cheguei até comentar com a Thaiane e o Zé uma vez que se um dia eu fosse escrever uma matéria envolvendo este tema, eu não sei se saberia como fazer um texto logo de cara. A Thaiane até brincou que não era para eu saber mesmo, justamente por toda essa questão envolvendo gêneros. Não conheço todos os integrantes do grupo, mas sei do interesse que a Thaiane e o Zé, por exemplo, tem sobre o tema e só por isso eu já acho que o projeto de vocês ficará muito bem feito.
    A única coisa que queria saber de vocês é qual será o período de análise dessas notícias, porque imagino que deva existir muuuito material.
    Abraços (:

    ResponderExcluir
  2. pessoal, a secretaria de direitos humanos lançou um relatório sobre os casos de violência reportados em 2012 contra a comunidade LGBT no brasil. em 2012, foram mais de 500 violações e 300 homicídios (sendo esse número 11,5% maior que no ano passado), reportados pela mídia brasileira como casos de violência homofóbica. 50% desses casos foram relativos à transsexuais.

    http://direitohomoafetivo.com.br/anexos/arquivos/__edf2fa63d8de8793d5074ceacfe3b90f.pdf

    os outros dados dessa pesquisa são bem interessantes e podem ser úteis durante a análise de vocês, para ter uma compreensão maior e estatística da marginalização que a comunidade transsexual infelizmente sofre.

    lucas afonso sepulveda

    ResponderExcluir
  3. Olá, meninos!

    O assunto de Projeto de vocês é muito interessante. Atualmente, o número de indagações, análises e questionamentos vem crescendo em relação a comunidade LGBT. Acredito que o recorte que vocês fizerem vai proporcionar uma pesquisa muito boa e com resultados curiosos!

    Aguardo as próximas postagens!

    Adele

    ResponderExcluir
  4. Olá, pessoal! Gostei bastante da ideia de vocês! Achei curioso e quero ver o desenrolar das análises. Não conheço muito de como os travestis são tratados no Super. De qualquer forma faço uma indicação que pode ajudá-los e orientá-los. Sugiro que procurem o NUH – Núcleo de Direitos Humanos e Cidadania LGBT. O coordenador-geral Marco Aurélio Máximo é muito solícito! Abraço e um bom projeto!

    ResponderExcluir
  5. Ei gente! achei bem interessante o tema de vocês! como os outros colegas acima destacaram, creio que a única coisa que faltou ser abordada é a amostra e o critério de seleção que vocês usarão para as reportagens: se vocês escolherão entre as mais polêmicas ou dentro de um recorte de tempo... fora isso achei um tema super legal e original! Boa sorte!

    ResponderExcluir
  6. Esse projeto é muito interessante, uma observação que nunca tive. Espero, ao acompanhar as postagens, poder perceber tanto como leituraa e futura profissional, sobre esta representação.
    Acho também que seria legal comparar com outros veículos. É um tema que pode tomar diferentes caminhos e render muitos trabalhos.

    ResponderExcluir
  7. OI, pessoal! Achei muito legal o tema de vocês. Também tô curiosa para ver mais coisas sobre o tema, apesar de ser um tema que tem tido maior espaço às mídias, ainda dá para vermos como as matérias são escritas meio que 'pisando em ovos' para não erras termos ou coisas assim. Me parece que sobre o tema ainda há um pouco de dúvida sobre qual termos usar: Travesti? Homossexual? Dá na mesma os dois? Enfim, quero muito ver o andamento do trabalho de vocês, dá para passar por tantos caminhos e vamos aprender demais. Boa sorte!

    ResponderExcluir