Os
jornais impressos viram na internet não só a possibilidade de expandir seus
conteúdos e alcançarem um publico maior, como também produzir vídeos agregando
uma diferente mídia. Fundado em 1964, a
Zero
Hora é um dos maiores jornais de
circulação diária do Brasil, é editado em Porto Alegre e
mantido pelo Grupo RBS. A ZHTV, a TV da Zero Hora,
começou sua produção no ano de 2007, mesmo ano do lançamento do site do jornal.
A publicação contava com profissionais multimídias desde seu início,
de acordo com a editora multimídia da Zero
Hora, Marlise Brenol. “Não havia uma produção sistemática e, normalmente,
os vídeos acompanhavam reportagens especiais do
impresso”, conta. Porém, mesmo que a produção de vídeos já existisse, o site zerohora.tv só foi lançado seis anos depois, em
junho de 2013.
Marlise Brenol acredita que a linguagem de
webtv está em construção, mas que o jornal gaúcho busca como inspiração as
produções de documentários para cinema e televisão. Segundo ela, uma das
fórmulas aprovadas pelo público é a de narrador oculto, onde o personagem é o
protagonista daquela história.
Na Zero Hora, foi montada uma grade de programação semanal de
vídeos, com seis programas curtos de dois a cinco minutos de duração, de
segunda a sábado, com temas desde esportes até gastronomia, apresentados por
jornalistas.
No site, os vídeos são divididos nas
categorias Paulo Sant'Ana, Gastro, Programação ZHTV, Ao vivo trânsito, Verao 2013, Tecnologia, Vídeo minuto, Site ZH, Meu Filho, Geral, Polícia, Gastronomia, Casa&Cia, Bem-Estar, Mundo, Educação, Segundo Caderno, Economia, Política, Donna e zhEs. A classificação também pode ser vista a partir dos
vídeos mais visualizados, votados, enviados e comentados. Também há a possibilidade
do público preencher um formulário e enviar seu vídeo desde que esteja nos
formatos permitidos - 3gp, .flv, .wmv, .mp4, .avi, .mov.
De todos os vídeos, na “Programação ZHTV” uma
categoria muito nos interessou: os vídeos “Conversa no elevador” que são
entrevistas de dois minutos num clima descontraído e claro, dentro de
elevadores. Nós duas, que nunca tínhamos entrado na Zero Hora muito menos em sua TV para procurar informações, ficamos
fãs desse quadro. Nisso, percebemos que apesar de não ter muita visibilidade ou
divulgação, os jornais podem estar no rumo certo ao investir nas TVs on-line.
Abaixo, um vídeo do "Conversa no elevador", onde Tulio Milman entrevista o
escritor e poeta Luiz de Miranda, dono da mais extensa obra poética do mundo e
que foi indicado ao Nobel de Literatura em 2013.
Referências Bibliográficas:
Portal Imprensa: http://portalimprensa.com.br/noticias/brasil/61591/jornais+seguem+tendencia+internacional+e+apostam+em+tvs+online+em+seus+sites
Gostei do post, mas achei que faltou uma melhor explicação sobre o porque vocês gostaram tanto desse quadro. A temática também me agrada e coincidentemente o projeto de iniciação científica no qual eu estou trabalhando desde o início do ano trata exatamente de webtvs de veículos tradicionalmente impressos. O ZHTV é um deles. Sugiro a vocês darem uma olhada nos "doc.zhtv" que são vídeos similares a documentários. Esses docs das manifestações de junho são muito bacanas, depois deem uma olhada.
ResponderExcluirBacana conhecer com vcs sobre o ZHTV. Enquanto lia fiquei esperando o trecho em que vcs se colocariam fazendo uma crítica, já que a apresentação do objeto acaba sendo bem descritiva. Ao fim veio o comentário da dupla, mas acho que poderiam ter explorado mais as suas impressões, pensando nessa realidade cada vez mais hipermidiática do jornalismo, e avaliando isso no caso dos jornais online, que só por estarem no meio virtual já são um ótimo exemplo. É uma sugestão!
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