quarta-feira, 20 de novembro de 2013

Jackass #3

Optamos por realizar uma pesquisa de público para procurar entender melhor os motivos pelos quais os espectadores assistem à série e aos filmes do Jackass. Alguns resultados eram esperados, como o modo que as pessoas conheceram a série (em 67% dos casos por indicação dos amigos, e 33% pela televisão), no entanto, outros surpreenderam, como o fato de que 100% das pessoas que responderam ao questionário não conhecem o motivo do termino da série.

Ao assistirmos os filmes, nos questionamos sobre o perfil do público que assiste ao Jackass. Portanto, buscamos coletar dados mais específicos, referentes à idade, ao gosto pela série e a opinião dessas pessoas em relação à influência desses programa, e obtivemos o seguinte resultado:



A faixa etária do telespectadores varia, mas maioria dos entrevistados (39%) tem entre 21 e 23 anos de idade, enquanto 33% têm entre 18 e 21 anos.

Em relação ao fato de o público gostar ou não da série, 50% dos entrevistados diz gostar do Jackass, sendo que 28% respondeu negativamente e 22% se disseram indiferentes. Ainda tentando traçar estes perfis, questionamos os entrevistados sobre o motivo que os levam a ver a serie, e as respostas foram divergentes. Alguns alegam que vêm a serie por achá-la engraçadas, outros dizem que não assistem mais, e por fim têm aqueles que viram por indicação de amigos, mas que não gostaram do programa.

Percebemos que grande parte das pessoas apreciavam a série quando mais jovens, e hoje a consideram idiota e até mesmo “burra”. O sucesso de alguns anos atrás parece ter influenciado várias pessoas, e foi comum respostas de quem assistiu algumas vezes mas nunca gostou. No entanto, há ainda um universo de indivíduos que dizem assistir por ser engraçado, mas é possível notar pela resultado final da pesquisa que série não é portadora de um publico fiel, pois 89% das pessoas relataram que não acompanharam o Jackass na MTV. Isso é um dado que nos leva a deduzir que devido ao fato de a serie ser composta por pequenos disquetes, que individualmente compõem um “sentido”, há uma grande maioria que assistia ao programa de forma esporádica.

Nas últimas postagens, contamos que a série começou a passar na MTV norte-americana em 2000, e foi oficialmente cancelada em 2012. 44% das pessoas que responderam ao questionário conheceram a série de 4 a 6 anos atrás, ou seja, quando ela estava no auge de audiência. Esses dados relacionam-se também com as informações passadas sobre os filmes Jackass. A maioria dos questionados viu o primeiro filme lançado, e o número cai de acordo com os lançamentos posteriores. Percebemos uma diminuição do interesse do público atrelada ao cancelamento da série.



É válido ressaltar que não há conhecimento por parte desse público sobre o fim da serie, porém, quando questionados sobre a influencia que essa pode exercer, a resposta quase unanime foi a afirmação de que é muito ruim. “Ruim. Quando eu estava no ensino fundamental os meninos ficavam fazendo coisas idiotas, como correr em direção à parede e se estabacar, e diziam que era Jackass”. Lembrando que o fim da série foi calcado nesse argumento de que as diversas tentativas de alerta de segurança que o programa fazia para o público não eram suficientes para evitar que seus fãs tentassem realizar ações, estilo Jackass, no dia a dia.

Por fim, há controversas no quesito humor da série.

A partir das respostas abaixo, percebemos, também, que perguntas que avaliam questões positivas de Jackass, como a criatividade e a diversão proporcionadas pela mesma, têm respostas divididas; já as questões que tratam a série como perigosa e idiota têm avaliações mais parecidas.

9 comentários:

  1. Achei muito boa a ideia de criar a enquete e, a partir dela, criar os gráficos. Assim foi possível visualizar melhor as opiniões sobre a série. Confesso que fico aliviada em ver que o número de pessoas que acham a série perigosa e idiota é maior que o de pessoas que a consideram divetida e criativa. Se fosse pra mudar algo, eu teria feito um gráfico de 'pizza', por exemplo. Em barras, se a gente não prestar atenção nos números, fica parecendo que os resultados do número 5 são todos muito próximos.

    ResponderExcluir
  2. Muito boa a ideia dos gráficos e da pesquisa com os espectadores, acredito que esse trabalho não deve ter sido nada fácil, mais penso que esse é um tipo de trabalho de extrema importância no mercado, e que nem sempre nos sentimos confortáveis em realizar , pelo menos eu não...
    Parabéns meninas.
    Abrs.

    ResponderExcluir
  3. Mesmo com um objeto à margem do campo da comunicação, achei muito interessante como conseguram estabeler um ponto de diálogo entre o projeto de vocês e a nossa área de estudo. O fato de o caráter escatológico e agressivo do filme chamar a atenção, comparado à realidade das notícias negativas na mídia que ganham mais audiência foi sagaz. Ponto que vocês frizaram na apresentação. Engraçado mesmo ver como este tipo de filme causa um primeiro impacto, mas perde espaço quando as pessoas se tocam do besteirol exagerado e sadomasoquista.

    ResponderExcluir
  4. Achei produtivo a forma como investigaram e transformaram o estudo em algo chamativo e de fácil entendimento. Acredito que compreender o porque os espectadores se relacionam com a série é importante nao só para pesquisa de audiência, mas também para entender como a série se faz ser.
    Acredito que o grupo cumpriu com as tarefas e conseguiu fazer um trabalho produtivo e interessante.

    ResponderExcluir
  5. Gostei muito do trabalho de vocês e acredito que esta última postagem deve ter sido a mais desafiadora. Realmente a série foi um sucesso nos anos 2000, mas observando o gráfico referente à idade do público da série, percebe-se que a maior parte da galera era adolescente no auge do Jackass e é bem provável que seja por isso que eles curtiam muito a série. Normalmente adolescentes costumam gostar de produções mais loucas como esta que são super comuns na MTV. Acredito que este mesmo público amadureceu e provavelmente parou de assistir, e por isso a série deve ter sido cancelada. De qualquer modo é só algo que eu acho. Mas realmente gostei muito dos posts.

    ResponderExcluir
  6. Oi, meninas, muito bacana a ideia de pesquisa de público. Eu que não sou nem mesmo um pouco fã dessa franquia de filmes fiquei tentada a assistir o próximo que deve ser lançado por agora, parece que estão explorando novos aspectos. Neste filme serão explorados outros aspectos, uma espécie de pegadinha com pessoas comuns.

    Abs

    ResponderExcluir
  7. Meninas, as pesquisas são sempre um bom recurso jornalístico, mas, nesse caso, funcionou para construir um panorama sobre um produto de comunicação, contribuindo para o repertório pessoal de vocês. Foi muito legal ver alguns pensamentos que tinha sobre o Jackass se confirmando e outros caindo por terra (como o fato de muitos acharem o conteúdo "errado")

    ResponderExcluir
  8. Olá pessoal! Gostei muito do projeto de vocês! Indo além de dados e resultados encontrados, o que mais me chamou a atenção foi a pesquisa em si. Os gráficos apresentados nesta última postagem revelaram o esforço por parte da dupla em entender o que levam as pessoas a assistirem à série "Jackass". Um dos aspectos mais interessantes foi a descoberta de que quase 80% dos entrevistados consideram as ações dos membros "pouco inteligentes". Parabéns!

    ResponderExcluir
  9. Muito interessante o que vocês fizeram colocando a série em números, da pra ter uma noção do que as outras pessoas pessam. Eu gosto bastante da franquia.

    ResponderExcluir