quarta-feira, 20 de novembro de 2013

4x Bechdel - Relatório Final

Para fechar nosso projeto com chave de ouro, decidimos fazer uma coisa diferente: cada uma de nós escolheu um filme que gosta muito (dentro do gênero de comédia romântica) e trocamos entre nós os filmes para serem analisados.

Ana escolheu “De repente é amor”  
Marina escolheu "Imagine eu e você"
Melissa escolheu “Amizade colorida”
Nathália escolheu “Como se fosse a primeira vez”

Depois sorteamos entre nós os filmes, e ordem que saiu foi: Nathália analisou o filme da Melissa, que por sua vez analisou o filme da Marina, que analisou o filme da Ana, que por fim analisou o filme da Nathália.
Queríamos, com isso, incluir nossos filmes queridos no trabalho, mas sem corrermos o risco de nos apegarmos emocionalmente a eles durante a análise.
Para dar um ar mais dinâmico, alegre e divertido para esse último post criamos um site no portal wix com as nossas análises, trailers dos filmes, uma explicação breve sobre nosso projeto e do teste de Bechdel.



4 comentários:

  1. "Nathália analisou o filme da Melissa, que por sua vez analisou o filme da Marina, que analisou o filme da Ana, que por fim analisou o filme da Nathália." isso ficou parecendo A Quadrilha, do Carlos Drummond :) hahaha

    O site que vocês fizeram ficou muito bom, parabéns! A maneira descontraída que vocês falaram dos filmes analisados (adorei o início do texto sobre Amizade Colorida) também ficou bem bacana. Quantos as comédias românticas, apesar de gostar de alguns filmes do gênero, é uma coisa que me incomoda muito a submissão feminina diante do homem e da sociedade: a personagem só é feliz e realizada quando encontra um verdadeiro amor e sua vida passa a girar em torno disso. E o post de vocês me fez pensar em outros gêneros também, como os raros filmes de ação que possuem protagonistas mulheres. Já repararam que a moça pode lutar contra tigres, robôs, assassinos russos que o filme quase sempre acaba com um beijo romântico? Sem contar nos filmes da Disney, nos quais as mulheres são princesas que passam a vida esperando o príncipe encantado... Em Mulan (o meu favorito do gênero) até temos um pouquinho da quebra desse paradigma, mas depois de enfrentar os unos e voltar para casa, o que a espera? Eu nunca tinha reparado e me incomodado com essa questão, mas estou mais atenta graças a esse teste.

    ResponderExcluir
  2. Gente, adorei a ideia do site. Ficou bem dinâmico e foi ótimo pra gente ver os resultados de vocês de forma mais interessante que a postagem aqui do blog :)

    Quanto ao teste, é interessante pensar que mesmo esses filmes "direcionados para mulheres" também não passam no teste. Pra mim, isso é bastante estranho.
    Outra questão que fico pensando é que, para além do teste, percebo uma grande objetificação da mulher na indústria cinematográfica. Me parece muito constante a sexualização feminina em muitos filmes. Mas né, infelizmente isso não acontece só na ficção e ainda presenciamos isso no nosso dia a dia.

    Parabéns pelo trabalho de vocês.

    ResponderExcluir
  3. Genial. Foi o que achei da ideia da apresentação do trabalho e a forma como foi feito. Adorei o site e a criatividade que tiveram do tema para o post. Tudo muito bem feito.
    Este é um tema interessante de ser analisado, porque está nos nosso dia a dia e nos atinge diretamente. Além disso, vocês mostraram que tem como fazer isso de forma prazerosa, com os próprios filmes que gostamos. Vou começar a fazer o Teste de Bechdel também.

    ResponderExcluir
  4. Gostei muito do trabalho desde o primeiro post. É engraçado que mudamos mesmo a maneira de assistir os filmes. Me peguei pensando nessas questões enquanto assistia alguns filmes haha. Parabéns, a ideia do site foi ótima também.

    ResponderExcluir