quarta-feira, 20 de novembro de 2013

Relatório Final - O mercado audiovisual e nossas conclusões


Ideia inicial e mudança de percurso


Na disciplina  de projetos desse semestre, nos propusemos a conhecer o trabalho realizado por uma produtora audiovisual.

Focamos em abordar os mecanismos de funcionamento da produtora escolhida: por exemplo, saber o que é necessário para que ela funcione, como e quais as motivações que permitiu sua criação, quais profissionais trabalham lá, além de tentar conhecer mais de perto a produção de um dos trabalhos que foi realizado por eles, etc.
Durante o andamento da disciplina recebemos algumas sugestões do professor orientador e dos colegas de turma, e acrescentamos aos objetivos conhecer um pouco mais sobre o mercado em que a produtora está inserida.
Relato da experiência
Como já dissemos na postagem anterior, consideramos a visita bastante produtiva e surpreendente. Lá, tivemos uma conversa muito bacana com uma das idealizadoras da produtora, o que nos deixou satisfeitos.
Sabemos que não podemos tomar apenas o relato de uma produtora para ter uma base do mercado de produção audiovisual, mesmo assim entendemos que foi um primeiro passo importante para que pudéssemos conhecer a área.  

Seguem trechos da conversa que tivemos com Mariana
Nossas conclusões sobre o mercado audiovisual

Pudemos perceber que é um mercado com grande potencial de expansão, mas que ainda não é tão explorado em BH. As demandas estão aumentando, mas ainda é considerada pequena, se comparada a grandes mercados como os do Rio e São Paulo.
Em consequência  disso podemos observar  um  grande numero  de produtoras de pequeno e médio porte  na cidade, que atendem  a  demandas  mais pontuais, e  muitas  vezes  trabalham e parceria com outras produtoras,  para realizar  alguns  projetos  e  dar conta de demanda  maiores.

Por ser um mercado em constante expansão, vemos que que há grande esperança para o surgimento de novas produtoras, entretanto ficou claro pra nós que é necessário que haja um empenho muito forte da equipe que pretende abrir uma produtora.

No início de nossa conversa Mariana nos contou que o projeto de abrir uma produtora começou na faculdade e fortaleceu-se durante a realização do trabalho de conclusão de curso. Nesse período, os três fundadores da Olada não conheciam ao certo as ações necessárias para o início do projeto, mas estavam dispostos a ganhar notoriedade no mercado. Uma das primeiras ações que o trio, responsável pela gestão da Olada, decidiu fazer foi abrir uma conta conjunta onde pudessem guardar dinheiro para a ampliação projeto e para o investimento na produtora. Observando o trabalho realizado pela produtora, como o investimento em materiais de produção como câmeras, equipamentos de filmagem, computadores para edição, entre outros, ficou claro que a verba necessária para o início do projeto deve ser bem utilizada e que o gasto deve ser planejado corretamente para que não haja erros que possam dificultar o desempenho da empresa.

A Olada conseguiu captar notoriedade no mercado e, de certa forma, ganhou a atenção da demanda que busca realizar parcerias e projetos com a produtora. Este aspecto conquistado pela Olada mostrou ao nosso grupo que o maior desafio da produtora é se manter no mercado e que, mesmo sendo uma empresa de porte pequeno, os projetos podem se multiplicar e gerar uma maior exposição de trabalhos para o cenário da industria audiovisual não apenas de Belo Horizonte como em todo o Brasil.

Sendo assim, a principal lição que foi mostrada durante a realização deste trabalho, foi que o mercado audiovisual depende muito de contatos e indicações além de uma boa gestão das verbas da empresa. Isso, porque é muito complicado crescer rapidamente nesse meio pois ele já possui grandes produtoras que dominam a maioria dos grandes projetos e, dessa forma, os projetos que “sobram” para produtoras como a Olada aparecem sem uma frequência regular. Ou seja, existem meses em que pequenas produtoras tem diversos trabalhos porém talvez no outro mês nada apareça. Porém concluímos que com talento, uma verba inicial, uma boa gestão dessa verba e uma inserção no mercado para surgirem indicações, é possível sim estruturar uma produtora audiovisual que consiga se estabelecer no mercado.

4 comentários:

  1. Olá meninos! Acompanhei o trabalho de vocês desde o início e gostei bastante do que li. No começo do projeto, apesar de gostar do tema, eu compreendia muito pouco do universo das produtoras de vídeo e mal sabia da existência delas em BH. Então, foi muito interessante entender como elas funcionam e, principalmente, entender que a Olada surgiu de uma iniciativa de estudantes. Além disso, acredito que o mercado mineiro possui muita demanda de serviço de produção de vídeo, mas, talvez, a estabilidade e o próprio discurso de que "os serviços são melhores no eixo Rio-São Paulo" faça com que as demandas de Minas sejam encaminhadas para lá. O que eu penso, diante disso tudo, é que, talvez, mais importante do que o surgimento de novas produtoras, sejam o fortalecimento das já existentes, estabelecendo parcerias e acordos de união para tentar, aos poucos, descentralizar as contratações de produção de vídeo. Ótimo trabalho, meninos!

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  2. Oi gente, gostei de acompanhar o projeto de vocês e descobrir questões sobre produtoras de vídeo em BH e sobre a Olada. Nessa última postagem achei curioso que o mercado para esse negócio está em expansão e que, embora pequeno perto de Rio e São Paulo, é pouco explorado. Mas que apesar disso ele ainda é bem "fechado", as grandes produtoras captam a grande maioria das demandas, de modo que as novas empresas/coletivos enfrentam bastante dificuldade em crescer.

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  3. Foi legal conhecer um pouco sobre essa produtora, o que motiva ainda mais o meu interesse em aprender mais sobre o audiovisual para ser mais uma oportunidade dentro da comunicação. É isso aí galera!

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