quinta-feira, 21 de novembro de 2013

Programação radiofônica no trânsito #3

O terceiro relatório sobre a programação radiofônica no trânsito tem a pretensão de mostrar a visão da própria rádio, completando a nossa análise feita anteriormente. Abaixo está a entrevista com o chefe de reportagem, Itamar Mayrink, responsável pela coordenação das informações de trânsito da CBN.

Itamar Mayrink

As informações do trânsito são apresentadas em qual horário?
As informações do trânsito são divulgadas durante toda a programação. Mas como se trata de uma emissora em Rede, priorizamos o serviço de trânsito nos blocos locais nos horários de pico. No período da manhã vai das 6h às 9h30. Das 7h às 8h os blocos locais são destinados as informações diretas da Unidade aérea, com informações mais precisas sobre pontos de maior congestionamentos e retenções ou pontos alternativos de trânsito bom para os motoristas. A Unidade aérea volta no horário de pico da tarde, entre 18h e 19h, nos quatro blocos locais. Durante o programa de 9h30 ao meio-dia, também divulgamosm informações do trânsito.

  Quanto tempo da programação ao todo é dedicado à ela?
Não há um tempo pre-determinado. Damos prioridade para a divulgação das informações do trânsito nos horários de pico, no período da manhã (das 6h às 9h30) e na tarde/noite (das 17h às 19h). Entre 18h e 19h, as informações são da Unidade aérea durante sobrevoo da capital e parte da região metropolitana, principalmente Contagem, Betim, Nova Lima, Santa Luzia, Vespasiano e Lagoa Santa, na extensão da MG-10.

  Muitos ouvintes relatam, por diferentes meios, a sua experiência no trânsito. Como é feita a seleção das informações que serão repassadas pela CBN? Seguem algum critério?
Todas são avaliadas. O critério segue principalmente o problema ou a confusão que representa para aquele ponto ou região da cidade.

  Alem dos ouvintes e da BHTrans, a captação das informações tambem vem de outro lugar?
Além dos ouvintes e da BHTrans, buscamos informações das empresas de trânsito de Contagem e de Betim, das polícias rodoviárias, que atuam em áreas de ligação com o perímetro urbano e ainda de taxistas.
 

  Quando é que algum acontecimento do trânsito deixa de ser repassado pelo boletim?
Todo acontecimento de trânsito, a princípio é notícia. Quando não é repassado pelo boletim é uma notícia não divulgada, com prejuízo para os ouvintes e usuários.

  A unidade aérea é um dos diferenciais da CBN. Ela é usada em qual situação?
A unidade aérea sobrevoa a capital e parte da região metropolitana pela manhã e no final da tarde, dois períodos de maior movimentação de veículos, principalmente em direção ao centro da capital e no retorno para os bairros.

  Há alguma localidade que seja mais recorrente no boletim?
Além do centro da capital, o Anel rodoviário e as principais vias de acesso à área central são os pontos que exigem maior observação.

  Percebe-se que nas informações do trânsito há uma linguagem e postura adequadas e presentes na transmissão de qualquer notícia da Rádio. Essa preocupação realmente existe? Por que adotam essa característica?
Sim. As informações seguem um padrão da emissora que busca a objetividade e a clareza nas informações para o público.

  As informações sobre o transito são voltado para qual público?
As informações são para o público em geral. Atingem pessoas que se prepraram para sair de casa e enfrentar o trânsito, mas atingem principalmente o motorista em deslocamento.

Os programas da CBN que se apresentam nos horário de pico são voltados para as pessoas que estão no trânsito? Existe alguma programação especial para este publico?
Não a programação da CBN é jornalística e os programas em geral comportam as informações de trânsito.

5 comentários:

  1. Muito legal á entrevista gente, talvez fosse interessante ter abordado também se a CBN procura trazer um diferencial em sua transmissão de noticias sobre o transito , pensando que essa programação é quase que padrão nas emissoras de rádio .
    Abrs.

    ResponderExcluir
  2. Curti muito a entrevista! Achei super interessante o fato do Itamar ser o responsável geral pela cobertura do trânsito. Acho que seria legal vocês terem comentado o que vocês perceberam do trabalho realizado pela CBN, na cobertura do trânsito, para dar uma maior abordagem no post.

    ResponderExcluir
  3. Interessante ter notado as diferentes fontes as quais cada veiculo opta, como tambem imaginar o tipo de público que as preferem. Legais as abordagens.

    ResponderExcluir
  4. Gostei muito da entrevista, Parabéns. Curioso também ver a imagem do Itamar Mayrink. Sempre ouço a voz dele, mas nunca tinha visto a fisionomia. Lendo a entrevista me peguei pensando nisso, na potência imaginativa do rádio. Gostei do rumo que o trabalho de vocês ganhou. A diagramação e o capricho de sempre são uma marca do grupo.

    ResponderExcluir
  5. Olá pessoal! Gostei muito do projeto de vocês! Um aspecto interessante que pude perceber foi os processos criteriosos pelos quais passam o fato até ser transformado em notícia na rádio CBN. Outro aspecto é o grande investimento realizado pela emissora na cobertura do trânsito. Só o fato de utilizar uma unidade aérea (helicóptero) já se gera grandes gastos. Parabéns!

    ResponderExcluir